Criação de catálogos, para o segmento de comunicação, implica no desenvolvimento de peças gráficas impressas cujo objetivo principal é trazer informações técnicas específicas sobre cada um dos produtos comercializados pela empresa. Em catálogos os produtos podem ser ordenados por áreas, segmentos, tamanhos, códigos, valores e classificados em páginas.
Na criação de catálogos a estrutura pode ser elaborada com: capa, índice, apresentação da empresa, tecnologia, equipamentos e materiais utilizados, além da sessão de contatos. Catálogos servem como base para apresentação de produtos por funcionários e representantes da empresa, como um suporte de vendas. Catálogos podem ter versões eletrônicas / virtuais.
Escolher pela criação de catálogos ou algo similar depende principalmente da quantidade de informações que precisa ser transmitida. Quanto mais conteúdos, imagens, telas e desenhos esquemáticos forem necessários, maior deverá ser o material.
Não existe uma regra única que defina qual formato deve ser seguido na criação de catálogos. Materiais maiores tem maiores custos de produção. Também afetam o custo de impressão: cores especiais, facas e outros aspectos de acabamento.
Etapas do processo de criação de catálogos:
Brief (Coleta de informações tanto da empresa quanto do material específico)
Boneco (Estruturação primária, necessária para a criação de catálogos ou qualquer outro material impresso)
Textos (Desenvolvimento de todos os conteúdos do material)
Aprovação do conteúdo
Direção de arte e diagramação
Aprovação Impressa
Correções e ajustes
Aprovação Final
Fechamento de arquivo do catálogo nos padrões gráficos
Os catálogos desenvolvidos pela Conceito Ideal incluem: desenvolvimento de textos, ilustrações, diagramação e o fechamento do arquivo para enviar para a gráfica. O valor para o desenvolvimento de um catálogo é proporcional ao seu número de páginas.