Uma forma simples e tradicional explicar sua marca e os detalhes de sua empresa ou do produto que ela representa é por meio de um folder de apresentação.
Folders de apresentação são peças publicitárias impressas que contém uma ou mais dobras. Geralmente, são utilizados para apresentar a um cliente informações resumidas e objetivas acerca de algum elemento de um produto, serviço ou empresa.
Na verdade, um folder bem feito, com conteúdo adequado, produzido com o papel correto, boas fotos e com um acabamento elegante e bonito pode causar uma excelente impressão aos seus clientes. Além disso, um folder de apresentação é o que se chama de material residual, uma peça de divulgação que fica em poder do cliente, permitindo não só que ele se lembre de sua empresa ao vê-lo, como também tire dívidas, esclareça detalhes e tenha acesso fácil aos conatos de sua empresa.
1. Estrutura do folder:
O importante é saber usar as dobras e a divisão das páginas para formatar um conteúdo coeso e bem estruturado. Normalmente se usa a capa para colocar uma chamada que defina o posicionamento da empresa. Ao abrir, na primeira página, a esquerda, detalha-se mais os serviços e produtos em geral, podendo-se usar bullets, reservando-se a página seguinte para enfatizar algum produto ou serviço especial e a página final (última capa) para contatos. Se o folder de apresentação tiver mais páginas internas, pode-se usar cada uma delas para detalhar diversos outros produtos, serviços ou diferenciais da empresa.
2. Tipos de folder:
Basicamente folder é uma apresentação em papel bem rígido com ao menos uma dobra. Os tipos variam em tamanho, do A 4 dobrado (pequeno), passando pelo A3 dobrado (mais comum), até um A2 dobrado, que fica bem grande e elegante.
Além de uma dobra central, seu folder pode ter mais uma aba pequena lateral, 3 dobras do mesmo tamanho, tipo sanfona (com muitas dobras) e, além disso, incluir várias páginas internar, como um livreto.
3. Cuidados ao fazer um folder de divulgação:
Recomendamos 5 cuidados principais: atente e detalhe corretamente o que vai divulgar, identifique corretamente seu público alvo, siga a identidade visual de sua marca, treine as pessoas que vão usar o folder e tome cuidado na hora de definir custos, procurando bons fornecedores.
4. Seu folder tem que agradar os clientes:
Não pense em seu gosto pessoal, pense no que seu cliente quer e mostre que pode resolver o problema dele. Para isso, mais uma vez alertamos que é necessário escolher bons profissionais de design e comunicação, fazer um bom briefing e empregar tanto uma linguagem quanto imagens que chamem atenção e sejam esteticamente agradáveis.
5. 10 Dicas de como pensar no conteúdo do folder:
Falamos muito aqui em conteúdo, para ajudar você, listamos 10 itens importantes:
Seja objetivo
Organize claramente as informações
Capriche no título
Faça uma lista de benefícios
Mostre o que você faz melhor que os concorrentes
Revise seu folder antes de imprimir!
Mostre urgência!
Destaque promoções e descontos
Fale a linguagem de seu público
Pense como o cliente para entender o que ele precisa