O flyer é um material pequeno e se caracteriza por ter menos
informações que outros tipos de propaganda impressa, por isso é preciso que as
informações sejam objetivas. Eles podem ser utilizados para diversos fins, tais
como divulgar uma empresa, um produto, fazer promoções, etc. Empresas pequenas
costumam utilizar os flyers como uma forma de diminuir os custos com
propaganda, uma vez que sua distribuição pode ser facilmente segmentada em uma
região, um evento ou algo similar. Vale lembrar que para ser efetivo o melhor é
que o flyer passe as informações necessárias de maneira criativa e simples,
caso contrário ele poderá ir direto para a lixeira junto com tantos outros!
Enumeramos aqui cinco dicas para ajudar no
desenvolvimento de um flyer de sucesso:
1. Chamada
– Esta será sua primeira (e única!) oportunidade de chamar a atenção do
leitor, por isso deve ser uma frase curta e de impacto. A fonte deve ser
grande e pode-se trabalhar com alguma cor para dar ainda mais destaque.
Você também pode utilizar um subtítulo para complementar a chamada,
explicando-a caso necessário.
2. Texto
– O texto deve ser conciso e fácil de ler. O objetivo do flyer é promover
o que a empresa pode oferecer aos seus clientes potenciais, por isso vá
direto ao ponto! Além disso, é importante dar ao leitor informações
suficientes de como entrar em contato com a empresa ou de como ir ao
evento.
3. Promoção/Desconto
– Esta é uma das maneiras mais eficientes de manter o interesse do leitor;
as pessoas adoram descontos, brindes, etc! Crie um cupom incentivando o
cliente potencial a entrar em contato.
4. Imagem
– Criar um flyer que contém apenas texto pode deixá-lo desinteressante e
entediante, por isso não se esqueça de incluir alguma imagem, foto ou
ilustração que represente o que está divulgando. É possível encontrar
muitas imagens em bancos de dados online, como por exemplo o Fotolia, mas
é sempre melhor utilizar fotos ou imagens próprias da empresa. Dessa forma o flyer fica menos genérico.
5. Aparência
– Alguns cuidados básicos devem ser tomados na hora de fazer os flyers,
por exemplo: Cuidado com o excesso de fontes, use no máximo duas. Atenção
para o tamanho das fontes, certifique-se de que serão legíveis. Cuidado
com o uso de cores, elas devem estar alinhadas com a mensagem que se
deseja passar. Mantenha o layout simples para que o leitor não perca o
foco no que realmente interessa. Não se esqueça de verificar se há erros
gramaticais ou de digitação. Se possível mantenha sempre o mesmo layout
para todos os flyers que fizer, isso ajuda no reconhecimento da marca pelo
público.
Flyers bem feitos podem ser uma ótima ferramenta
de divulgação e seguindo estas dicas você conseguirá grandes resultados!